top of page
  • Foto do escritorGeomorfus Jr

A água mais importante do mundo

Atualizado: 30 de jun. de 2019

Cachorros Bebendo Água

Considerada a água mais importante do mundo, a água mineral é aquela proveniente de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuam composição química ou propriedades físicas diferentes das águas comuns, com características que assumem uma ação medicamentosa e terapêutica.

A água mineral é obtida no momento em que a água da chuva penetra no solo e atravessa diversas camadas de minerais até ser depositada nas camadas impermeáveis ou concentrarem nos poros das rochas. Em todo o seu trajeto no subsolo, a água vai passando por diversas rochas, repletas de substâncias minerais que são diluídos na própria água, tornando sua composição única em cada local em que é encontrada.

Portanto cada água mineral tem suas propriedades específicas, de acordo com os sais que nela predominam. O tipo da água mineral consumida pode atuar mais especificamente em uma deficiência do que em outra. Entretanto, existem tipos de águas que apesar de terem ações positivas, não são próprias para ingestão, apenas para o uso externo.

Para ajudar a entender como cada tipo de água pode contribuir na vida do ser humano e algum de seus minerais que originaram seus nutrientes, listamos seus referentes tipos de componente mineral, de acordo com os seus respectivos benefícios para a saúde e onde ocorrem:



Ácida: Uma água muito ácida não deve ser ingerida e deve ser utilizada de forma externa. Ela faz muito bem para a pele por normalizar o ph e contribuir na limpeza de pequenos ferimentos e cicatrizações. Pode ser usada também na substituição de alguns produtos de limpeza por ser altamente solvente.

Sulfurosa: É um tipo incomum de água mineral que contém substâncias à base de enxofre. Além de ser cicatrizante, é indicada para problemas articulares, do aparelho digestivo e doenças de pele. Derivada de solos com a presença de minerais no grupo sulfato, como a gipsita (CaSO4.2H2O), por exemplo.Essas águas são encontradas no estado de Santa Catarina.

Ferruginosa: Além de ajudar a combater a anemia e estimular o apetite, é indicada para tratamento de parasitose, alergia e acne. Solos com hematita (Fe2O3), goetita (FeOOH) e biotita (KSi3Al(Mg,Fe)3O10(OH)2) presentes.São encontradas na região Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

Magnesiana: Contribui para o bom funcionamento do estômago e intestino, porém pode causar diarréia se tomada em excesso. Solos em que a dolomita (CaMg(CO3)2) e a biotita (KSi3Al(Mg,Fe)3O10(OH)2) se dissociam em solução aquosa, por exemplo. Se concentram nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Cálcica: Ajuda a repor deficiências do cálcio no corpo e auxilia no desenvolvimento e formação da estrutura óssea.A apatita (Ca5(PO4CO3)3(F,Cl,OH)), a calcita (CaCO3) e a dolomita (CaMg(CO3)2), são exemplos de minerais presentes no solo que contribuem em nutrientes nesse tipo de água.É encontrada nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Maranhão principalmente.

Cloretada: Indicada para moléstias gastrointestinais e gastrites. A apatita (Ca5(PO4CO3)3(F,Cl,OH)) pode estar presente no solo.São encontradas nos estados de São Paulo,Goiás e Bahia principalmente.

Fluoretada: Indicada para a saúde dos ossos e dentes. A fluorita (CaF2) e o topázio (Al(SiO4)(OH,F)4) são minerais que podem estar presentes no solo.Podem ser encontradas em grande parte do território nacional.

Brometada: Auxilia no combate à insônia e ao nervosismo, por serem sedativas e tranqüilizantes.Encontradas principalmente no estado do Rio de Janeiro.

Sulfatada: Contém, no mínimo, 0, 100 g/l de sulfato de sódio, potássio ou magnésio em sua composição e atua como antiinflamatório e antitóxico. Derivada de solos com a presença de minerais no grupo sulfato, como a gipsita (CaSO4.2H2O), por exemplo.Encontradas na região Sul e no Estado de São Paulo.

Termal: Toda água mineral é uma água termal. Mas normalmente se associa a água de fontes termais, nas quais a água sai da fonte mineral em uma temperatura superior ao ambiente em que se encontra. Possui fins terapêuticos no tratamento de algumas enfermidades, destacando-se cutâneas.Estão distribuidas por todo o Brasil.



As variações destes componentes podem ser verificadas nos rótulos e embalagens das águas engarrafadas, onde o consumidor pode consultar o tipo de água que será ingerido e beneficiar-se dos seus poderes terapêuticos e medicinais para atender a sua deficiência.



Corpo d'Água

A pesquisa e a lavra de água mineral é regulada pelo DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) e são necessários Regimes de Autorização de Pesquisa e de Concessão de Lavra, conforme previstos no Código de Mineração, bem como no Código de Águas Minerais. Para mais detalhes, consulte: O Passo a Passo para explorar água mineral.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page