top of page
  • Foto do escritorGeomorfus Jr

Dorsal meso-oceânica

Quem nunca olhou para o mar e pensou em como seria o fundo dos oceanos?


Na realidade o relevo oceânico não é uniforme, ele é composto por inúmeras cadeias montanhosas, buracos imensos chamados de fossas, e até de planaltos. Essas cadeias montanhosas são chamadas de dorsais meso-ocêanicas.


Durante o período da Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de orientar o movimento dos submarinos entre os possíveis obstáculos no fundo do mar, equipamentos foram desenvolvidos, como o sonar. Com ele, foi possível analisar e descobrir que o fundo oceânico era diferente da suposta planície imaginada. Assim, a partir de expedições oceânicas que mapearam o assoalho oceânico ao longo de muitos anos, foi possível mapear um gigantesco sistema de cadeias submarinas.



Esse relevo submarino se forma a partir do afastamento de duas placas tectônicas oceânicas, que é provocado a partir da movimentação do magma no interior da Terra logo abaixo das placas. Esse afastamento faz com que o magma em movimento saia, se solidifique e assim forme uma nova parte da placa tectônica. Como esse processo é contínuo, os continentes que essas dorsais separam estão sempre se afastando, colaborando com a movimentação das placas pelo mundo.



Nosso exemplo mais próximo é a Dorsal Mesoatlântica, cortando todo o Oceano Atlântico e exatamente entre o nosso continente e o continente Africano.


saiba mais em:



1.350 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page