top of page
Foto do escritorGeomorfus Jr

Geoturismo no Rio de Janeiro

3 pontos turísticos para se aproveitar com pouca grana


Conhecida por sua beleza exuberante, praias maravilhosas e pessoas encantadoras, a cidade do Rio de Janeiro é o alvo certo de muitos turistas. Indo desde o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Copacabana, Arcos da Lapa e inúmeros museus, a cidade maravilhosa possui entretenimento para todas as horas. No entanto, a entrada para estes e outros destinos podem requerer quantias relativamente altas de dinheiro em alta temporada e finais de semana.

Por conta disto, nós da Geomorfus, separamos três pontos turísticos da cidade maravilhosa para se aproveitar com uma vista de tirar o fôlego, com aspectos geológicos incríveis e, o melhor, que requerem pouca grana.


1. Trilha da Pedra Bonita.


Localizada na Floresta da Tijuca, a trilha da Pedra Bonita é conhecida por seu ótimo custo/benefício. Por estar localizada próximo ao centro da cidade são necessárias poucas conduções até chegar ao local e com uma subida leve, se tratando de uma trilha, podem ser observadas três belas visões: a Zona Sul do Rio de Janeiro, a Zona Norte e a Pedra da Gávea.

A caminhada pela trilha dura em média 45 minutos e, devido ao seu baixo esforço, pode ser realizada desde sedentários até os mais experientes. Por estar cercada por áreas de reflorestamento com mata fechada, todo o percurso é bastante agradável e proporciona grande contato com a natureza do local.

Para os mais aventureiros com dinheiro mais livre, no topo da Pedra Branca ainda podem ser encontrados pontos para saltos livres de asa delta e parapente.

A trilha, no entanto, possui um horário de funcionamento então é necessário ficar atento. Durante o verão ela funciona até as 17h e subidas depois deste horário não são permitidas, podendo levar a multas.



2. Pedra da Gávea.


Conhecida como a trilha mais difícil do Rio de Janeiro, a Pedra da Gávea é possui dificuldade alta e deve ser feita com o auxílio de um guia turístico. Que tal chamar os amigos nessa aventura?

Todo o percurso dura em média 2 horas por um trilheiro experiente, no entanto indicamos que o passeio seja feito com o calendário vazio para que você aproveite tudo o que esse local proporciona. Ao longo do percurso podem ser observadas vistas incríveis, como a Garganta do Céu, que vão valer a pena no seu book, além disto o topo oferece uma visão 360º da cidade maravilhosa.

Ela é localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro e é considerada por muitos a melhor trilha do Rio de Janeiro, devido as feições na rocha, como a do Cabeça do Imperador, que se assemelha muito a um rosto humano.

A rocha está associada a diversas lendas devido aos resquícios de inscrições fenícias antiquíssimas, de acordo com um grupo de pesquisadores do IHGB (Instituto de Histórico Geográfico Brasileiro).



3. Pedra do Telégrafo.


Localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, no Parque Estadual da Pedra Branca, a Pedra do Telégrafo é a favorita das redes sociais, fazendo com que ela seja a trilha mais procurada na cidade do Rio de Janeiro. O sucesso deste local está fortemente a Pedra da Bigorna (ou Cavalo ou Abismo), que ao ser fotografada de diferentes ângulos apresenta ilusões de ótica divertidas.

A trilha se inicia na Praia Grande de Barra de Guaratiba e dura aproximadamente 1h até o cume. Ao longo do cominho são observados pequenos mirantes, que vão te impressionar. No topo é possível avistar toda a extensão da Restinga da Marambaia, além das Praias Selvagens, Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca e a Pedra da Gávea, que formam a visão perfeita do melhor pôr do sol da cidade maravilhosa.

É uma trilha de relativo fácil acesso e apresenta baixa dificuldade, podendo ser percorrida por iniciantes. Seu circuito inicia a Trilha Transcarioca, que parte de Barra de Guaratiba e alcança o morro da Urca, possuindo boa sinalização no seu percurso. Por se tratar de um destino tão popular não se esqueça de chegar cedo e passar bastante filtro solar.

Você sabia que a Pedra do Telégrafo na verdade é o cume do Morro de Guaratiba, onde no local era feito de observação dos militares durante a 2º Guerra Mundial, no século passado.



E aí, gostou das dicas? Que tal juntar os amigos e começar uma aventura?


saiba mais em:

https://bit.ly/2Z1UEMg

https://bit.ly/2TEUe8x

https://bit.ly/2KVQ8VB

https://bit.ly/2ZbhLPp

https://bit.ly/30fws5i

https://bit.ly/2Zd5Kgs

https://bit.ly/2Pba4Jc

https://bit.ly/2ZfFwtE


120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page