top of page
  • Foto do escritorGeomorfus Jr

O dia que o ser humano passou do limite

Atualizado: 17 de ago. de 2019



No dia 29 de julho de 2019, a humanidade passou a consumir mais recursos do que a Terra poderia produzir, sem que houvesse sobrecarga ao meio ambiente. O Dia de Sobrecarga da Terra (Overshoot Day) marca a data em que os recursos naturais produzidos pelo planeta não são mais suficientes para suprir o consumo da humanidade e absorver os resíduos produzidos, calculado pela Global Footprint Network. E as consequências são graves: escassez de água potável, dos recursos minerais, extração de petróleo, erosão do solo, perda da biodiversidade e acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera, por exemplo.


Como estar no “negativo” com a Terra afetará no nosso dia a dia? Veja alguns desses impactos:


RECURSOS MINERAIS


A extração de recursos minerais tornou-se mais intensa nos últimos dois séculos, sem a preocupação de que a maioria dos minérios não são renováveis e vão se extinguir. Muitos possuem datas para se esgotar, como o ouro, o lítio, o estanho e o níquel.


Os impactos vão desde a eletrônicos, construções, cosméticos, produtos de higiene a alimentação. O estanho, por exemplo, extraído da cassiterita é usado para revestir latas de conservas e também na fabricação do cobre. Este já tem estimativa que se esgote por volta do ano de 2020.


O níquel, além de usado para confecção de ligas para o setor industrial, é usado também para revestimento de outros metais. A data prevista para o fim dos recursos do níquel é de 2050.


ESGOTAMENTO DO SOLO


Especialistas destacam que 33 % do solo mundial sofre de degradação de nível moderado a alto, devido a erosão, diminuição de nutrientes, acidificação, urbanização e poluição química. Sabendo que a principal função do solo é para obtenção de alimentos, tendo este seus nutrientes esgotados, o resultado é a infertilidade, logo, sem plantio.


EXTRAÇÃO PETRÓLEO


De acordo com a Agência Internacional de Energia, o ouro negro deve atingir seu pico de produção no ano de 2035, depois dessa data só tende a decair. Não se sabe a velocidade, pois dependerá do consumo populacional, mas além dos combustíveis fósseis, as mudanças precisarão ser feitas nos plásticos, pomadas, medicamentos, comidas, produtos sintéticos, dentre milhares de coisas, que precisam do petróleo.


A medicina, por exemplo, estará toda comprometida, pois além de ser um ingrediente-chave para suprimentos de plásticos usados em hospitais, o petróleo é a base dos remédios mais consumidos no mundo, como analgésicos, antibióticos e xaropes.


Os países tentam saber seu impacto diante disso calculando sua Pegada Ecológica. O Brasil, de acordo com dados disponíveis de 2012, aumentou a sua em 249% sendo essa de 3,1 hectares globais por pessoa.


Você pode calcular o impacto que seus hábitos causam no planeta no footprintcalculator.org e assim contribuir para que retarde o esgotamento dos recursos da Terra. Para manter o mesmo padrão de consumo atual, seria necessário 1,75 planeta Terra, e só há um, pequenas contribuições geram grandes impactos.






Fontes:










278 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page