Há aproximadamente 40 milhões de anos, o Município de Nova Iguaçu localizado no Estado do Rio de Janeiro foi centro de atividade vulcânica. Mas como isso seria possível já que o Brasil se localiza no intermédio da Placa Sul-Americana? O vulcanismo foi considerado intra-placa tectônica e foi descoberto em 1977 pelos geólogos André Calixto Vieira e Victor de Carvalho Klein.
Os geólogos, enquanto desenvolviam estudos do Estado do Rio de Janeiro para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), analisaram fotos aéreas de Nova Iguaçu e constataram ocorrências de rochas vulcânicas que, dispostas de forma circular, cobriam uma extensa área da Serra de Madureira, no Maciço do Gericinó. Após serem feitos mapeamentos geológicos em torno da área, em 1980 foi publicado o resultado de seus estudos que comprovaram o único vulcão brasileiro encontrando-se inativo.
Outras evidências de vulcanismo na intra-placa já foram encontradas no Brasil,
entretanto, muitas foram erodidas no decorrer da conformação da Terra atual. O Vulcão de Nova Iguaçu é então considerado uma raridade e digno de estudo e preservação.
Hoje a cratera do vulcão pertence ao Parque Municipal de Nova Iguaçu, este criado em 05 de junho de 1998 e transformado em Geoparque, devido a importância geológica da ocorrência vulcânica.
O material vulcânico estende-se nas redondezas da cratera cobrindo uma área de aproximadamente 5km2, constituem aglomerados contendo bombas vulcânicas e lapilli, concentrados na cratera e brechas piroclásticas formadas de rochas fragmentadas e trituradas durante a erupção (cinzas).
O Geoparque conta com vários atrativos de visitação, com isso o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) implementa projetos que colocam os visitantes em contato com as informações científicas, divulgando a geologia e incentivando a preservação do patrimônio geológico.
Uma das atuais preocupações em torno da área vulcânica é a atividade de escavação de uma pedreira. Essa, de acordo com o descobridor do vulcão André Calixto Vieira, já descaracterizou a geometria da cratera. O geólogo levanta os valores geológicos raros que o vulcão de Nova Iguaçu guarda, além de históricos e culturais.
O Parque Municipal de Nova Iguaçu localiza-se na Estrada da Cachoeira e está aberto a visitação de terça a domingo de 8h às 16h. Conheça e aprecie essa
formação geológica ímpar.
Comments